Dirce Carneiro - Diana Gonçalves

Textos

FIGURAS DE LINGUAGEM APLICADA AO POETRIX

Por Dirce Carneiro

 

As Figuras de Linguagem são recursos da Língua Portuguesa que criam novos significados para as expressões escritas no sentido literal (denotativo), empregadas na linguagem figurativa ou sentido conotativo do texto.

Importante ter bem claro as definições de:

Denotação – sentido literal (o mesmo do dicionário)

Conotação – sentido figurado (novo significado no contexto da escrita)

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, *Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

As figuras de linguagem se classificam em:

- semânticas, sintáticas ou de construção, pensamento e sonoras.

 

- Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.

1. Metáfora

A metáfora é figura de linguagem muito utilizada na escrita e no dia a dia.

Na escrita, é um recurso usado para valorizar o texto e se expressar, saindo do lugar comum.

Na metáfora há uma comparação implícita, conceitual, mas sem os elementos comparativos, porque se dá uma perfeita e direta identificação entre o que o escritor tem em mente e a metáfora empregada.

Por exemplo, na frase “Presenciei a luta dos dois homens, eram leões em combate

Exemplo em poetrix:

 

HUMANO HERÓI

Dirce Carneiro

 

Luta cotidiana

vida arena e pouso

leão de dia, à noite paz

 

2. Símile ou Comparação

A símile, assim como a metáfora, traz em si uma comparação — mas, desta vez, explícita.

A metáfora é mais subjetiva, pois sugere diretamente uma identidade entre dois seres ou entidades diferentes a partir de uma característica em comum, enquanto a símile apenas aponta que existe uma semelhança específica e objetiva entre os dois elementos comparados, processo que se dá como uso de conectivos.

Como a símile é mais objetiva que a metáfora, ela é uma opção mais segura para ser utilizada em textos com uma linguagem mais técnica.

Exemplo na frase: Ela é bela como uma flor.

Exemplo em Poetrix:

FEMININA

Dirce Carneiro

 

ela desabrochou

de menina a mulher

tal qual botão de flor

 

3. Analogia

A analogia também é uma espécie de comparação, mas, nesse caso, feita por meio de uma correspondência entre duas entidades distintas. O termo também é utilizado em algumas disciplinas, como o Direito e a Biologia.

Usar analogias pode ser eficiente para simplificar o assunto abordado, caso ele seja muito complexo, então faz-se uma analogia com algo mais simples ou conhecido, para o leitor ou o ouvinte entender mais facilmente, também enriquece o texto.

Exemplo no período: A Penélope moderna, como a Rainha do reino de Ulisses, espera o tempo certo, para a chegada daquele que será sua cara metade.

Exemplo em Poetrix:

ESPERA

Dirce Carneiro

 

Ato e desato nós

engano as horas

eu, Penélope 2022

4. Metonímia*

A metonímia* também tem a ver com semelhanças, mas é a transposição de significados considerando parte pelo todo, autor pela obra e outros aspectos.

Trataremos da *Metonímia, de maneira mais completa, num tópico à parte, para finalizar este trabalho

No dia a dia usamos a metonímia sem nos darmos conta disso.

Exemplo: Durex substituindo fita adesiva, Gillette por lâmina, Xerox por cópia, Maisena por amido de milho (emprego da marca pelo produto) cabeça de gado (a parte pelo todo)

Exemplo na frase: Adoro ler Machado (adoro ler a obra de Machado de Assis)

Exemplo em Poetrix:

SOS ASSIS

Dirce Carneiro

 

As horas se arrastam

ligo a luz do dia

leio Machado.

 

5. Perífrase e/ou antonomásia

A perífrase e/ou antonomásia, é a substituição de uma ou mais palavras por outra que a identifique.

Ocorre quando empregamos um nome ou termo consagrado para outro bastante conhecido e de fácil identificação. Seria um tipo de apelido ou cognome.

Há autores que distinguem perífrase para se referir a coisas, lugares ou animais e antonomásia quando se refere a pessoas.

Exemplo de perífrase: ouro de tolo (ouro falso), rei da selva (leão), Velho Chico (Rio São Francisco), Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro), Cidade Luz (Paris)

Exemplos de antonomásia:

O Águia de Haia foi aplaudido após o discurso.

Quando falamos Águia de Haia, sabemos tratar-se de Rui Barbosa, pelo seu desempenho diplomático na Holanda. 

Outros exemplos: Rei do Futebol, Dama de Ferro, Princesa do Povo, Velho Guerreiro, O Bruxo de Cosme Velho.

A perífrase e antonomásia são utilizadas para eliminar repetições e tornar o texto mais rico e diferem da metáfora por trazerem termos que são conhecidos pelo leitor, facilmente identificáveis, não precisam de interpretação, quando muito, explicação.

Exemplo na frase: O navio chegou de manhã, aos poucos a Cidade Maravilhosa foi se mostrando em todo seu esplendor.

Exemplo em Poetrix:     

LUZ CÂMERA AÇÃO

Dirce Carneiro

 

A manhã descerra a cortina

à vista, cenário de cinema

Cidade Maravilhosa, rio...

 

HABITAT DE INVENTOR

Dirce Carneiro

 

Casa do Pai da Aviação

escada inusitada

será que sobe ou desce

6. Sinestesia

A sinestesia acontece pela associação de sensações por órgãos de sentidos diferentes.

É uma figura de linguagem relacionada aos cinco sentidos, bastante utilizada na arte, principalmente em Música e Poesia, uma vez que ela trabalha com a mistura de dois ou mais sentidos humanos (olfato, paladar, audição, visão e tato).

Muito empregada no simbolismo, ainda hoje é recurso que valoriza o texto literário.

A sinestesia é um termo utilizado também na área da medicina. Trata-se de uma condição neurológica (não é doença), geralmente de causa genética (hereditária), em que um estímulo neurológico cognitivo ou sensorial provoca uma resposta numa outra via cognitiva ou sensorial. Assim, um estímulo num determinado sentido provoca reações em outro, criando uma combinação entre os cinco sentidos.

Pessoas que tem essa condição neurológica, por exemplo, ouvem cores e sentem sons.

Exemplo na frase: “Esta chuvinha de água viva esperneando luz e ainda com gosto de mato longe, meio baunilha, meio manacá, meio alfazema.” (Mário de Andrade)

 

Exemplo de Poetrix:

SENTIDOS

Dirce Carneiro

 

Chuva fria, fina, leve

traz gosto de pão de queijo

cheiro de horta e canções

 

7. Eufemismo

Eufemismo é a figura de linguagem que consiste em suavizar, amenizar uma expressão, o discurso, uma situação ou fato. É o contrário da hipérbole, a figura do exagero.

Exemplo nas frases: Ele não está mais entre nós; Ele faleceu; Infelizmente ele não logrou vitória; Descansou; Força, Deus dá a vida, ele mesmo a tira.

Exemplo em poetrix:

PASSAGEM

Dirce Carneiro

 

Medicina se esgotou

entrou na eternidade

descansou

 

8 - Litote

A litote representa uma forma de suavizar uma ideia, representa a negação de uma ideia contrária. Neste sentido, assemelha-se ao eufemismo, também é a oposição da hipérbole.

Exemplo na frase: O seu poema não está mau, só precisa de mais estudo e técnica

Exemplo em Poetrix:

ESTATURA DE POETA

Dirce Carneiro

 

Situação delicada

poema descartado

Não estava à altura do poeta

 

9. Hipérbole

Ao contrário do eufemismo, a hipérbole serve para exaltar uma ideia, com o objetivo de causar maior impacto e entusiasmo, através do exagero. Ela é muito usada em nosso cotidiano, como nas expressões “Morri de rir”, “Rios de dinheiro”

Exemplo na frase: “Eu já disse mil vezes e não vou repetir”

Exemplo em Poetrix:

O QUE AMAR NOS FAZ

Dirce Carneiro

 

quisera ser um peixe no anzol

descamado, filetado, frito

não sofrer assim, morrer de amor

 

10. Catacrese

A catacrese representa o emprego aleatório de uma palavra por não existir outra mais específica.

Maçã do rosto, pé da mesa e asa da xícara são alguns dos exemplos de catacrese muito utilizados no dia a dia.

Exemplo nas frases: Descansou o livro no braço da poltrona; Embarcou no voo das 5 (embarcar é entrar em barco, aqui o emprego para avião, por não haver um verbo específico para avião)

Exemplo em poetrix:

IMPOSSÍVEL NÃO EXISTE

Dirce Carneiro

 

Nas asas do vento vou

busco versos no arco-íris

volto no nariz d’um avião

 

11. Pleonasmo

O pleonasmo ocorre quando se repete uma palavra ou expressão na mesma frase com o mesmo significado.

Existem dois tipos de pleonasmo: o literário e o vicioso.

O pleonasmo literário dá ênfase ao texto: Chovia uma triste chuva de resignação (Manuel Bandeira). "E ali dançaram tanta dança,(Chico Buarque e Vinicius de Moraes)

O pleonasmo vicioso é a repetição desnecessária de termo que não agrega nenhum valor ao que está sendo dito.

Exemplo nas expressões: Entrou para dentro. Foi dividido em duas metades iguais. Encare seus problemas de frente.

Exemplo de poetrix, pleonasmo literário:

O QUE É JUSTO?

Dirce Carneiro

 

Sonhar o sonho do outro

sorrir o riso das manhãs

tudo é bom, na boa medida

 

12. Anáfora

É a repetição de palavras. Anáfora acontece de forma regular, no começo das frases, versos ou períodos.

Exemplo na frase: É sempre uma desculpa, é sempre um pretexto, é sempre um motivo para voltar.

Exemplo em poetrix:

PALAVRAS JÁ NÃO DIZEM

Dirce Carneiro

 

Mesmo que eu ouça - vai

mesmo que eu ouça - fique

mesmo assim - o que fazer

 

13. Ambiguidade ou Anfibologia

Ambiguidade é uma figura de linguagem muito utilizada no meio artístico, de forma poética e literária. Porém, em textos técnicos e redações ela é considerada um vício (e deve ser evitada). Ela ocorre quando uma frase fica de duplo sentido ou de confusa compreensão.

Exemplo na frase: Marcou encontro perto do rio. Disse que a situação é via dupla.

Exemplo em poetrix:

DR COMPLICADA

Dirce Carneiro

 

Disse que ama

Sentimento tem mão dupla

No meio, os atalhos

14. Alegoria

Alegoria é usada na retórica, a fim de ampliar o significado de uma palavra (ou oração). Ela ajuda a transmitir um (ou mais) sentidos do texto, além do literal (denotativo)

Uma alegoria não precisa necessariamente ser expressa no texto escrito, estando presente em outras formas de manifestação, como a tradição oral, artística, a pintura, o desenho, a escultura, etc.

A alegoria é bem abrangente e envolve outras figuras de linguagem.

Também é usada em vários ramos do conhecimento, como a Filosofia e a Religião. Sabemos que os Evangelhos fazem largo uso de alegorias.

Na Filosofia, entre as alegorias mais conhecidas está a do Mito da Caverna.

Na alegoria, sobretudo, está patente a relação do sentido literal (função denotativa) e o sentido figurado (função conotativa)

Há uma lição oculta, algo a ser aprendido nos textos alegóricos.

A diferença entre a alegoria e simbolismo e que a alegoria se dá numa narrativa, um poema, uma história. Já o simbolismo representa um objeto, coisa, conceito, pessoa.

Exemplo na frase: Dizem que existe um lugar - parece que no Brasil - onde há um homem feliz. (Maiakowsky)

Exemplo em poetrix:

PONTO DE PARTIDA

Dirce Carneiro

 

Ano novo – recomeço

mesmo leito de rio

as águas, nunca as mesmas

15. Simbologia

O conceito é bem simples: trata-se do uso de símbolos para indicar alguma coisa.

Na iconografia, uma caveira sobre ossos, representa a pirataria.

Vejam no item acima a diferença entre simbolismo e alegoria.

Exemplo nas frases: Acenaram bandeiras brancas, pedindo trégua. O jogador vestia no braço a faixa de capitão do time.

Exemplo em poetrix:

A BELA DO AMOR

Dirce Carneiro

 

Bem me quer, mal me quer

oráculo responde

sobre a mesa, rosa vermelha

 

Figuras sintáticas (ou de construção)

• Figuras de sintaxe ou construção: interferem na estrutura gramatical da frase. São elas: elipse, zeugma, hipérbato, polissíndeto, assíndeto, anacoluto, pleonasmo, silepse e anáfora.

De modo geral, esses recursos são utilizados em textos para dar maior fluidez ao texto, ao mesmo tempo que realçam a informação passada, deixando a escrita levemente mais rebuscada, mas sem perder a espontaneidade.

 

16. Elipse

A elipse consiste na omissão de um termo que não foi mencionado anteriormente, contudo, a frase é facilmente compreendida.

Exemplo na frase: Quero respeito (Eu quero respeito)

Exemplo em poetrix:

SORTILÉGIO

Dirce Carneiro

 

Joguei moeda na fonte

Lancei à sorte desejo

Pelas águas espalhadas, feito

 

- Eu joguei moeda na fonte / eu lancei à sorte desejo / pelas águas espalhadas, está feito

 

17. Zeugma

Zeugma é basicamente o mesmo que a elipse, com a diferença de que é específico para omitir nomes ou verbos citados anteriormente.

Exemplo na frase: Eu amo caminhar, ela, correr.

Exemplo em poetrix:

PAPÉIS INVERTIDOS

Dirce Carneiro

 

Eu respondi - estou pronta

Ele - espera mais um pouco

Faltava o gel no cabelo

 

Eu respondi estou pronta /ele respondeu – espera mais um pouco / faltava o gel no cabelo

 

18. Silepse

A silepse ocorre quando há concordância com uma ideia, e não com uma palavra, fugindo da lógica gramatical — ou seja, ela é feita com um elemento implícito. Pode ocorrer nos seguintes âmbitos: de gênero, de número e de pessoa.

Exemplo nas frases: O casal rodopiava no salão, causavam admiração de todos (silepse de número)

Todos os poetas estamos na expectativa da Academia (silepse de pessoa: de primeira pessoa do plural para primeira pessoa do plural, porque o narrador se incluiu)

Ele é uma boa pessoa, muito prestativa (silepse de gênero, concordância com o termo mais próximo)

Exemplo em poetrix: silepse de gênero

MEDRÓPOLE

Dirce Carneiro

 

São Paulo, São Paulo...

tão bela, violenta, assusta

encanta, fascina, chama...

19. Hipérbato ou Inversão

Hipérbato é um recurso de inversão da ordem direta da frase (sujeito-verbo-objeto-complementos). Um exemplo famoso de hipérbato está na primeira estrofe do nosso hino nacional brasileiro, o tipo de inversão que recebe o nome de sínquise, por ser bastante brusca, enfática.

Quando a inversão é muito violenta, recebe o nome de sínquise e, quando é especificamente da posição do adjetivo, se chama hipálage.

Exemplo na frase: Ouviram do Ipiranga às margens plácidas / De um povo heroico o brado retumbante. A ordem seria: Ouviram o brado retumbante, de um povo heroico, às margens plácidas do Ipiranga

Exemplo em poetrix:

LUAR POR TESTEMUNHA

Dirce Carneiro

 

Trago à amada

debaixo da lua cheia

Sentimento perene

20. Polissíndeto

Essa figura de linguagem é a repetição de conectivos ligando termos da oração ou períodos. Normalmente, as conjunções coordenativas são repetidas, entre elas, o “e” é a mais comum.

Nem sempre esse recurso pode ser utilizado na redação, considerando que a repetição desnecessária pode deixar o texto cansativo e desvalorizá-lo.

Exemplo na frase: E foi tal encantamento, e tanto cativou, e tanto cuidou.

Exemplo em Poetrix:

DISTRAÇÃO

Dirce Carneiro

 

E a chance passou

e o mundo trouxe

e de novo não viu

21. Assíndeto

Ocorre quando um conectivo é excluído da frase a fim de trazer uma sequência de informações. Geralmente, é substituído por uma vírgula. É o contrário do que ocorre com o polissíndeto. A maior ocorrência é a ausência do conectivo “e”, embora possa acontecer com outras classes de palavras.

Exemplo na frase: O poema deve ser inspirado, anotado, trabalhado, burilado, e lido em voz alta.(assíndeto da expressão verbal - deve ser)

Exemplo em poetrix:

LIÇÃO DE COR

Dirce Carneiro

 

Ascultei seu coração

ele batia, não sentia

já sabia, teimei

 

Ascultei seu coração / ele batia, mas não sentia / já sabia, mas teimei

 

22. Anacoluto

Trata-se de uma alteração na estrutura da frase, a qual é interrompida por algum elemento inserido de forma “solta”. Alguns estudiosos defendem que o anacoluto é um erro gramatical.

Exemplo na frase: Tudo estava acontecendo conforme o planejado, havia um clima amistoso, parecia que ia chover.

Exemplo em poetrix:

FAVAS CONTADAS

Dirce Carneiro

 

E agora, eleição à vista

votos na urna ao melhor de cada

por enquanto, céu, chuva não

Figuras de pensamento

• Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. Exemplos: ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe e outras

23. Antítese

Ocorre quando usamos palavras com sentidos opostos para fortalecer o discurso e deixar um ponto de vista ainda mais claro.

A antítese trata de situações possíveis. Exemplo, na febre sente-se frio, a virtude convive com o pecado, a bondade com crueldade, ser alegre e triste.

A antítese é marco da escrita barroca, tida como a arte do contraste, mas ainda tem espaço na escrita atual.

Exemplo na frase: Onde queres bandido sou herói.” (Caetano Veloso)

Exemplo em poetrix:

É CEGO, COM RAZÃO

Dirce Carneiro

 

Ah! O amar...

céu, inferno, prazer e dor

não mais a terra, sim o paraíso

24. Paradoxo ou oxímoro

Consagrado pelos filósofos, seus sentidos vão além do uso na escrita.

Apesar de ser parecido com a antítese (os conceitos coexistem), o paradoxo (conceitos excludentes) é uma figura de linguagem usada para transmitir sentidos opostos em uma mesma construção sintática. As duas ideias devem estar na mesma frase para expressar essa contradição lógica e, geralmente, estão lado a lado.

Note-se que os dois conceitos não coexistem, são excludentes, daí o paradoxo.

Exemplo nas frases: É na escuridão que a luz acontece; no vazio se faz a plenitude; do fundo do poço que se emerge.

Mais exemplos: “Mas que seja infinito enquanto dure” (Vinicius de Moraes);“O mito é o nada que é tudo.” (Fernando Pessoa); “Estou cego e vejo” (Carlos Drummond de Andrade); “É ferida que dói e não se sente” (Camões)

Exemplo em poetrix:

POÉTICA

Dirce Carneiro

 

Em tudo há poesia

o nada tem poesia

poetas são deuses?

 

25. Gradação ou Clímax

A gradação é uma figura de linguagem que propõe a organização das palavras de acordo com a progressão — ascendente ou descendente — dos conceitos. O clímax é obtido com a gradação ascendente, enquanto o anticlímax é a organização de forma contrária.

Exemplo na frase: Lutaram dezenas, centenas, milhares de pessoas pelo mesmo motivo.

Exemplo em poetrix:

NAVEGANTE

Dirce Carneiro

 

Busquei a lua, o sol

Constelações eu vi

O universo se abriu

26. Personificação ou Prosopopeia

Personificar é atribuir características e qualidades humanas a objetos inanimados e irracionais.

Exemplo na frase: O gato agradeceu, pulou no colo de sua dona.

Exemplo em poetrix:

NATUREZA

Dirce Carneiro

 

Arvore chora seus galhos secos

frutos dão-se à terra, a mãe

pássaros louvam a liberdade

27. Ironia

A ironia é utilizada para se expressar de forma sarcástica ou bem-humorada, além de servir como disfarce ou dissimulação.

Exemplo na frase: Em época de campanha, os candidatos amam as criancinhas.

Exemplo em poetrix:

APERTANDO BOTÕES

Dirce Carneiro

 

Grande trabalho

Suor, verba extra

Votado o salário mínimo

28. Apóstrofe

É uma figura de invocação ou chamamento. Também é usada para indicar surpresa, indignação ou outro sentimento.

Exemplo nas frases: Ô João, vem ver isso! Jesus, tem piedade!

Exemplo em poetrix:

PRECE

Dirce Carneiro

 

OH! Senhor do Bonfim

cessa a chuva

olha a Bahia!

29. Alusão

A alusão é uma figura utilizada para fazer referência ou citação, relacionando uma ideia a outra.

Exemplo na frase: Eles trabalham como escravos; Ele disse: “Amai-vos uns aos outros”; Está vestindo as cores da bandeira.

Exemplo em poetrix:

NEBULOSA

Dirce Carneiro

 

A tarde era cinza

contornos na retina

imagem impressionista

30. Quiasmo

O quiasmo ocorre quando existe um cruzamento de palavras (ou expressões), fazendo com que elas se repitam. Geralmente é usado para enfatizar algum feito.

Exemplo nas frases:: “De certos homens, dizia Sócrates, que não comiam para viver, mas só viviam para comer.(Padre Antonio Vieira); E quanto mais se vive, mais se aprende, mais se aprende quando mais se vive; Mais estudava, melhores poemas, melhores poemas, mais estudava.

Exemplo em poetrix:

PASSARÁGUA

Dirce Carneiro

 

Sim, testemunhei

o beija-flor bombeiro

testemunhei, sim!

Figuras sonoras

• Figuras de som ou harmonia: estão associadas à sonoridade das palavras. Exemplos: cacofonia, aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.

 

31. Cacofonia

Na cacofonia, a junção das últimas sílabas de uma palavra + as sílabas iniciais da outra) pode tornar o som diferente e criar um novo significado — ela é percebida ao falar, com o som fazendo parecer algo diferente do que realmente foi dito.

Um exemplo famoso são os versos iniciais de Camões: Alma minha gentil que te partiste” (al maminha)

Exemplo em poetrix:

RAÍZES

Dirce Carneiro

 

Saudades da terra natal

Gerais dos antepassados

lá tinha pequi

32. Onomatopeia

A onomatopeia é uma figura utilizada com o objetivo de imitar um som ou ruído.

Exemplo em frase: O tic-tac lembrava que o prazo se esvaía.

Exemplo em poetrix:

HAJA CORAÇÃO

Dirce Carneiro

 

Encontro marcado

tempo premia

tum-tum-tum

33. Aliteração

Aliteração é a repetição do som de uma consoante na mesma frase ou ao longo do texto. É usada para dar ênfase ao texto e para criar trava-línguas. Ela tem a sonoridade como base, o que ajuda a ditar o ritmo.

Exemplos bem conhecidos de aliteração:

Exemplo na frase: “O rato roeu a roupa do rei de Roma”

Exemplo em poetrix:

POENTE

Dirce Carneiro

 

Pôr-de-sol na praia

perto o belo empluma-se

mar moldura d’ouro

34. Assonância

Uso do mesmo timbre vocálico em palavras distintas, especialmente no final das frases.

Exemplo na frase: “Minha foz do Iguaçu / Pólo sul, meu azul / Luz do sentimento nu (Djavan)

Exemplo em poetrix:

FORTALEÇO

Dirce Carneiro

 

Não esmoreço

cresco, teço

alvoreço

 

35. Paronomásia

Consiste no uso de palavras parônimas (iguais ou com sons semelhantes) mas que têm sentidos diferentes.

Também a paronomásia é empregada no trava-línguas.

Exemplo na frase: Não devemos confundir apóstrofe com apóstrofo. (figura de linguagem e sinal gráfico)

Exemplo no poetrix:

PARTIDAS E CHEGADAS

Dirce Carneiro

 

Emigrantes e imigrantes

terra natal em comum

a saudade das raízes

 

*****

*METONÍMIA E/OU SINÉDOQUE

Como dito acima (item 4) trataremos aqui mais detidamente da figura de linguagem (ou de estilo) do tipo semântico ou de palavras – a Metonímia e/ou Sinédoque já abordada no item 4.

Recordando: entre as figuras de palavras ou semânticas - a metonímia e a metáfora - a diferença é que na metonímia existe uma relação lógica entre os termos usados, de proximidade, contiguidade, enquanto que na metáfora a relação é subjetiva, de semelhança, similaridade, ambas formadas na mente do emissor e expressa num texto. Nas figuras de retórica há uma sobreposição de significados, pois ao significado original agregam-se outros.

 

Na metonímia e na sinédoque também usamos figurativamente um termo pelo outro.

 

Diferença de metonímia e sinédoque:

Antigamente, autores defendiam (há os que ainda defendem) esta distinção, sendo que nas duas é preciso haver uma relação entre os termos usados. Outros autores defendem que os conceitos são tão próximos que julgam desnecessário diferenciar, prevalecendo o termo metonímia englobando a sinédoque. Esta corrente tende a prevalecer. Vamos examinar essas diferenças apontadas.

Na metonímia a relação dos significados dos termos - original e o empregado pelo escritor (o que ele tem em mente) é de qualidade, permanecendo entre os conceitos uma forte relação semântica, de sentido, de contiguidade, ou proximidade, entre os termos. A metonímia se forma pelo uso de um novo nome relacionado ao conceito original ou coisa.

As relações na metonímia são: a causa pelo efeito, o continente pelo conteúdo, o autor pela obra, o lugar pelo produto, o instrumento pela pessoa que o utiliza, etc. guardadas as definições de metonímia.

Na sinédoque a relação é de quantidade, podendo haver ampliação ou redução. Em outras palavras, pelo aumento ou diminuição da significação de uma palavra, quando um implica o mais - e o outro, o menos, ou vice-versa. As relações entre os termos são basicamente as seguintes: parte pelo todo, singular pelo plural, gênero pela espécie, o particular pelo geral (ou vice-versa).

A sinédoque se forma pela parte de algo para representar o todo e vice-versa.

 

Exemplo 1 - O sonho de todos é ter um teto. (a parte pelo todo – teto no lugar de casa). Relação quantitativa. Houve uma redução de casa. Trata-se de sinédoque.

 

Exemplo 2 – Quero ter um Matisse (o autor pela obra – um quadro de Matisse). Relação de qualidade. Existe uma contiguidade de conceitos. Não há uma relação de diminuição ou expansão entre os termos Matisse e quadro de Matisse. Um conceito não diminui ou aumenta o outro, não há tal implicação. Trata-se de metonímia.

 

Exemplo 3 - A juventude é destemida (o abstrato pelo concreto – juventude no lugar de jovens). Proximidade semântica. Relação de qualidade. Trata-se de metonímia.

 

Como vemos, são diferenças sutis, por isso a tendência de unificar os termos metonímia e sinédoque, prevalecendo o termo metonímia.

Para fins de estudo e consulta, vamos separar as ocorrências em metonímia e sinédoque, lembrando que a tendência é considerar tudo metonímia.

 

Exemplos de tipos de metonímia

4.1 - Causa pelo efeito: Ganharás o pão com seu próprio suor; Respeita os cabelos brancos

(dinheiro do trabalho, velhice)

Exemplo em poetrix:

ESTAÇÃO

Dirce Carneiro

 

Cãs falam no silêncio

gritam as primaveras

esconde-se o outono

 

4.2 - Autor pela obra: Gosto de ler Cecília Meirelles. (obra de Cecília Meirelles – livros)

Exemplo em poetrix:

ECO

Dirce Carneiro

 

Leio Pessoa

vejo a Tabacaria

nada sou, soa

 

4.3- Inventor pelo Invento: Esse Zuckerberg está cheio de algoritmos espiões. (faceboock)

Exemplo em poetrix:

EXPLOSÃO

Dirce Carneiro

 

Voa pelos ares

chuva de dinheiro

seria Nobel?

 

4.4 - Marca pelo produto: Essa receita precisa de Leite Moça; Sem Bombril não dá brilho; Quero um banho de Jacuzzi. Colocou um band-aid no ferimento. Não se deve cutucar o ouvido, nem com cotonete. Chiclets prejudica os dentes (leite condensado, palha de aço, banheira de hidromassagem, adesivo curativo, aste flexível com algodão, goma de mascar)

Exemplo em poetrix:

DA BIC AO ZÍPER

Dirce Carneiro

 

Briga-se por nada

por tudo se mata

do amor ao tupperware

 

4.5 - Matéria pelo objeto: Passou a vida atrás do vil metal. Atletas lutam pelo ouro, prata e bronze (o material "metal" se refere ao dinheiro; ouro, prata e bronze se referem a medalhas)

Exemplo em poetrix:

DÁDIVA SQN

Dirce Carneiro

 

Ar pago em prata

vidas com NF

escambo triste

 

4.6 - Concreto pelo abstrato: Ele tem um bom coração (Ele tem bondade)

Exemplo em poetrix:

QI VERDADEIRO

Dirce Carneiro

 

Tornou-se imortal

cabeça brilhante

estrela no céu dos grandes

 

4.7 - Continente pelo conteúdo: Quero um copo d’água. (Quero um copo com água)

Exemplo em poetrix:

DA TERRA

Dirce Carneiro

 

Prato de tapioca

memória de ancestrais

raízes – mandioca

 

4.8 - A qualidade pelo qualificado: Praticar a caridade (atos de caridade)

Exemplo em poetrix:

TUDO

Dirce Carneiro

 

Legado perene

Gestos necessários

Praticar o amor

 

4.9 - Proprietário por propriedade: Vamos jantar no Raimundo. (no restaurante do Raimundo)

Exemplo em poetrix:

DIA SERÁ

Dirce Carneiro

 

Saudade do normal

Aglomerar, abraçar

Comer no Mineiro

 

4.10 - Gênero pela espécie: O feminino e masculino precisam compreender melhor a questão da igualdade. . (a mulher e o homem)

Exemplo em poetrix:

LIVRO CAIXA

Dirce Carneiro

 

Humanidade têm contas

guerras, dívidas, fome

quando se dará conta

 

4.11 - Morador por morada: Passei a tarde na Tia Anita

Exemplo em poetrix:

DIA DE SER CRIANÇA

Dirce Carneiro

 

Kiwi, brinquedo novo

Reinventar o lúdico

Hoje o neto vem na vó

 

Exemplos de tipos de sinédoque (ou metonímia)

4.12 - Parte pelo todo: Ele tem um grande rebanho e vende caro cada cabeça de gado. (cada boi, vaca, bezerro)

Exemplo em poetrix:

DEVANEIO

Dirce Carneiro

 

Levarei os pés às nuvens

meus cabelos na lua

terei o Universo como teto

 

4.13 - Singular pelo plural: Todo cidadão é igual perante a lei.(Todos os cidadãos são iguais perante a lei); Jogador em campo usa uniforme (Todos)

Exemplo em Poetrix:

CÓDIGOS QUEBRADOS

Dirce Carneiro

 

Homem de gravata

mulher de saia comprida

leis revisitadas

 

4.14- Indivíduo pela classe ou vice versaSer o Judas entre a turma; Ser o Cristo da classe

Exemplo em poetrix:

APLAUSO

Dirce Carneiro

 

Distinção merecidas

subiu a montanha

foi Assis na academia

 

4.15 – Inovador é o caso da metonímia que ocorre com nomes próprios, quando artistas incorporam aos seus nomes o instrumentos do seu ofício, exemplo de Jacó do Bandolim, Nelson do Cavaquinho, Jackson do Pandeiro, Paulinho da Viola. Ou a incorporação, no nome, do apelido que os tornaram famosos, exemplo de Edson Pelé Arantes do Nascimento, Luis Inácio Lula da Silva.

 

Dirce Carneiro

Bibliografia: Nova Gramática Portuguesa de Evanildo Bechara

Consultas na internet: sites de Educação e Língua Portuguesa.

 

 

DIANA GONÇALVES
Enviado por DIANA GONÇALVES em 10/01/2022


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras