Dirce Carneiro - Diana Gonçalves

Textos

CÓPIA DOS TEXTOS SOBRE ESCOLAS LITERÁRIAS
Prezados Leitores/Buscadores.


Respondendo a dezenas de e-mails recebidos sobre o aproveitamento dos textos de Teoria Literária, que abordam as Escolas Literárias, vocês perguntam se podem usá-los para elaborar trabalhos escolares/acadêmicos.

Respondo afirmativamente, porque quando resolvi transpor este trabalho de um caderno de estudo, fruto de muita leitura, pesquisa, dias e noites debruçada sobre livros dos Mestres da Literatura, alguns deles autores de obras consideradas "Bíblias" sobre o assunto, para prestar o vestibular, a meta era que servisse de ajuda para estudantes ou mais alguém a quem pudesse ser útil.

Como podem perceber, em cada publicação não consta bibliografia, porque naquela época eu estava iniciando e não sabia da necessidade de mencionar os autores consultados, além disso era um caderno para meu uso particular.

Porém, posso adiantar que entre as obras consultadas estão Presença da Literatura Brasileira e Portuguesa, Formação da Literatura Brasileira, História Concisa da Literatura Brasileira, cujos autores são(necessariamente não na ordem das obras) Alfredo Bosi, Antonio Cândido, José Aderaldo Castelo, Massaud Moysés e outros, além de anotações de cursinho pré-vestibular.

No estudo sobre os autores, o trabalho não está focado na biografia, porque considerei que os internautas encontram, com muita abundância e com detalhes, no mundo virtual, dados da vida dos autores. O enfoque maior foi dado para as suas características, o que é essencial para a identificação do estilo e de trechos de obra de cada um.

Lembro também que os textos são sucintos, contendo o essencial para quem precisa estudar para vestibulares e outras provas.

Quanto a abrir irrestritamente para cópias, observo que, fazendo-o, estarei deixando vulneráveis os demais textos publicados. Como os textos são bem resumidos, peço a compreensão dos leitores/buscadores para que copiem como se estivessem lendo um livro, o que será salutar, pois assim o conteúdo não será esquecido com facilidade.

Peço que na Bibliografia citem o site Recanto das Letras, autora Diana Gonçalves (pseudônimo), com a observação sobre os autores consultados.


Boa sorte no seu aprendizado e obrigada por prestigiar minha página.



30/10/2007
DIANA GONÇALVES
Enviado por DIANA GONÇALVES em 30/10/2007
Alterado em 30/10/2007


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras