Dirce Carneiro - Diana Gonçalves

Textos



VIAGEM
 
Poderia falar do efeito enriquecedor de viagens para a nossa evolução.
Da importância de afastar-se, tomar distância do habitat para vermos melhor, de outra perspectiva, tudo que nos captura no cotidiano.
De como o trajeto de viagens longas pode ser, ou não, prazeroso e bonito...
Da alegria de chegar. Ah! Isto sim é o bom das viagens para mim. Gosto de chegar, explorar o novo, tirar muitas fotos, sentir e viver a cultura do lugar. E depois, talvez breve ou muito tempo passado, perceber as marcas deixadas dessa experiência.
Viajar pela leitura de um livro, um filme, a contação de histórias, a observação de uma obra de arte...
Viagens nos proporcionam a ampliação de horizontes. Ajudam a ver o mundo com olhos telescópicos.
Mas há uma viagem que me encanta... A do pensamento. Através dele todo voo é possível.
Se dermos asas a esse pássaro que nos habita, podemos ir a qualquer lugar, da intimidade de nós mesmo até aos confins do Universo.
A viagem do autoconhecimento é feita através do pensamento. E penso mesmo que é a viagem que importa. Para a qual vivemos. E é viagem para a vida toda. É preciso coragem, vontade, para suportar a solidão e o sofrimento do mergulho em tudo que já fomos, somos e podemos ser.
Ver-se exige estar de malas prontas, com sinceridade e determinação. Embarcar em mar revolto, rios plácidos, deparar-se com lixões, com pobreza, riqueza, nobreza e vilania. Saber que estamos revestidos da nossa humanidade e isso significa tudo, entre o bem e o mal, o amor e o ódio, o sagrado e o profano, o ideal e o real.
Todo aquele que empreende tal viagem, chega num estágio da compaixão e vigia, podendo dizer que valeu a pena até aqui. Porque a viagem continua...ela não termina enquanto pulsar o coração e o pensamento existir em nós.




Imagem Pinterest
DIANA GONÇALVES
Enviado por DIANA GONÇALVES em 14/04/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras