Dirce Carneiro - Diana Gonçalves

Textos

Debate
Hellen Dante - Pergunta: No livro O Segredo, os pensamentos tem poder e regem a lei da atração. Vc acha que o amanhã pode ser mudado com a força do nosso pensamento, ou isso tudo é apenas teoria? Vc teria algum exemplo pra nos dar?


Penso que as teorias existentes na área onde se insere O Segredo, são frutos de experiências vividas por seus autores, que depois foram postas em conceitos por eles, porque tiveram sucesso em reverter uma condição desfavorável de vida. Acaso ou não, também tiveram sucesso na exposição das ditas teorias, haja vista a grande aceitação do livro, do DVD e do filme, sempre com a ajuda da mídia, é claro.
Nossos projetos são  produtos do pensamento. É no âmbito da nossa mente que se dá a concepção, elaboração e criação dos nossos objetivos. Mas, anterior ao pensamento está o nosso desejo, aquilo que ansiamos ver realizado. Saber identificar nossos condicionamentos para desejar é importante, porque é a partir daí que o pensamento entrará em ação e formatará o programa adequado para a sua concretização.
Portanto, não é a força do pensamento que interferiu no passado,  o faz no hoje, e o fará no amanhã, mas a maneira como agimos a partir do desejo e do pensamento.
O exemplo que menciono é que devemos acreditar que nossos desejos se realizarão, porque se não o fizermos, estaremos condicionados a agir negativamente formatando um programa de fracassos das nossas metas. Acreditar significa desejar, pensar, programar, agir. E ter esperança de que caminhamos ao encontro das nossas realizações, torna a vida mais prazerosa e gratificante, sem frustrações.

***

Hellen Dante: Muito bom Diana!!Adorei!!
Mais uma pergunta: Vc disse sobre "identificar nossos condicionamentos", isso me faz pensar que desde que nascemos somos condicionados da forma pela qual o ambiente e as pessoas vão nos condicionando. Como podemos identificar esses condicionamentos? Será que vamos continuar pelo amanhã a fora, carregando todos esses condicionamentos, sem ao menos tentar nos livrar deles? As pessoas condicionadas estão de certa forma, ligadas num consciente coletivo de mesma vibração?


A idade da inocência, como eu chamo a fase anterior do despertar da consciência para esses condicionamentos e outros fatores que afetam a nossa existência, tem duração diferenciada de pessoa para pessoa. Isto devido às influências mencionadas na sua pergunta e também por, digamos, a carga genética que trazemos, maior ou menor sensibilidade para as inquietações existenciais, íntimas  e sociais.

A identificação dessas influências se dá pelo desejo e trabalho árduo do autoconhecimento, a partir do instante da percepção das diferenças, do nosso insucesso, da nossa insatisfação, do desejo de obter um bem estar intrínseco, do pensamento sobre a felicidade, enfim. O grande mote é o desejo de ser melhor, para o nosso bem e dos outros.

A partir daí a consciência vai se expandindo e nossa percepção fica cada vez mais aguçada, detectando mais rapidamente as tentativas de sabotagem levadas a efeito por antigos padrões.

Eu disse: é um trabalho árduo, motivado pelo desejo de identificar as nossas amarras e, acrescento, ao lado de árduo, muitas vezes doloroso, também é solitário, porque só o próprio indivíduo pode interagir tão profundamente consigo. É um processo que remete ao trabalho de parto.

Se os que estão num mesmo estágio estão ligados pelo inconsciente coletivo, não sei dizer, mas por uma questão de  identificação, talvez, porque o ser humano tem a tendência de se reunir em tribos. Além disso, de acordo com a premissa de que o pensamento provoca a atração, muitas pessoas desejando, pensando e principalmente, sentindo numa mesma sintonia, produzirão uma onda que se harmoniza com as vibrações que emitem.


***


Helen Dante: Pergunta: Seria possivel estarmos vivendo hoje, o que já vivemos ontem, para amenizar o futuro? Como se estivéssemos numa máquina do tempo? Voltando ao passado, indo pro futuro e tentando acertar no hj? Isso é possivel? Como?

Pergunta difícil. A primeira coisa que me veio à mente foi que as águas de um rio nunca são as mesmas, elas se renovam no leito do rio incansavelmente. Está de acordo com a citação da Sunny, que depois eu li.

A pergunta me lembra o método da tentativa e erro, como se houvesse um cientista oculto brincando de laboratório, sendo, nós, as suas cobaias.

O que acontece, penso, é que debalde as grandes revoluções tecnológicas, científicas e de pensamento,    o ser humano está evoluindo de maneira muito lenta, não transformando o conhecimento adquirido para tornar melhor a vida no Planeta. A qualidade de vida, o respeito a valores essenciais, pessoas com uma consciência mais expandida, ainda são coisas restritas a um nicho de nações, grupos e poucos indivíduos.


Não sei responder plenamente sua pergunta, espero que algum recantista o faça com mais propriedade. No entanto, continuarei pensando no assunto, se surgir alguma luz, eu volto na questão.


***

Hellen Dante - Pergunta: Mas se pensarmos só no hoje, qual o valor do amanhã?


Se pensarmos na primeira manifestação de vida surgida no Universo, é difícil não acreditarmos que existe um elo entre essa época remota e o agora, assim como o presente se ligará ao futuro.
Ontem, hoje, amanhã, são conceitos abstratos, mas a vida que decorre nesses lapsos de tempo emite ecos que ressoam na sucessão dos dias e noites.
O passado ressoa no hoje, que ressoa no amanhã, que ressoa na eternidade. É só lembrar do Big-Bang (o termo é esse?).

Bjos
  

***

Depois de ter escrito a resposta acima, fui consultar a grafia correta de Big-Bang.
Descobri que esta teoria já encontra seus opositores e que a Big Bounce, a Teoria do Salto, preconiza o "esquecimento cósmico", segundo a qual o universo anterior a este deu um salto evolutivo, daí surgindo o universo atual.
É por isso que devemos pensar com as nossas cabeças, porque sempre é possível o surgimento de uma teoria nova.
Eu continuo acreditando na ligação do momento da criação com o agora e o amanhã.

Bjos

Forum - Debate - Tópico O Valor do Amanhã


DIANA GONÇALVES
Enviado por DIANA GONÇALVES em 16/08/2007
Alterado em 24/07/2008


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras