MONTEIRO LOBATO
JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO
* 1882 – Taubaté – São Paulo + 1948 – São Paulo VIDA Foi funcionário do governo (adido comercial nos Estados Unidos), advogado, promotor público, fazendeiro, contista, cronista, ensaísta, articulista, literato infantil, crítico, regionalista, editor 1900 – Estuda Direito em São Paulo - forma grupo do Minarete com Ricardo Gonçalves, Lino Moreira, José Antonio Nogueira e Godofredo Rangel 1904 -1907 - Formado, exerce promotoria pública em Areias 1908 – Casa-se com Maria Pureza da Natividade 1911 – Recebe herança do avô 1918 – Compra Revista do Brasil e funda Editora Monteiro Lobato – Urupês 1927-1931 – Adido Comercial do Brasil nos Estados Unidos 1931 – Regressa ao Brasil e funda a Cia. Petróleos do Brasil e lidera campanha do petróleo e do ferro 1941 – Preso – carta a Getulio Vargas – criticando a má política em relação ao petróleo 1946 – Muda-se para Buenos Aires 1947 – Volta a São Paulo 1948 – Falecimento durante o sono – espasmo vascular OBRAS CONTOS, ENSAIOS E CORRESPONDÊNCIA Urupês – 1918 – conto Idéias de Jeca Tatu – 1919 Cidades Mortas – 1919 Negrinha – 1920 A Onda Verde – 1921 – polêmica sobre o petróleo Mundo da Lua – 1923 O Macaco que se fez Homem – 1923 O Choque das Raças ou o Presidente Negro – 1926 Mr. Slang e o Brasil – 1929 Ferro – 1931 América – 1932 Na Antevéspera – 1923 O Escândalo do Petróleo – 1936 A Barca de Gleyre – 1944 A Chave do Tamanho História das Invenções LITERATURA INFANTIL Reinações de Narizinho Viagens ao Céu O Saci Caçadas de Pedrinho Emília no País da Gramática O Picapau Amarelo Geografia de D. Benta CARACTERÍSTICAS DO ARTICULISTA E CONTISTA 1 – Criou figura de Jeca Tatu – imagem dramática do nosso caboclo 2 – Primeiro na literatura infantil e na criação de editoras 3 – Regionalismo 4 – Estilo castiço e sedutor 5 – Crítica da vida rural brasileira, da realidade política, social, intelectual e econômica 6 – Defensor do progresso social, e mental da nossa gente 7 - Defensor do progresso social, intelectual e econômico 8 - Concepção racionalista do homem 9 – Demolidor de tabus 10 – Intenção satírica 11 – Retrato dos costumes interioranos CARACTERÍSTICAS DO LITERATO INFANTIL 1 – Narrativa fluente – notável contador de histórias 2 – Expressões regionais 3 – Retrato físico 4 – Personagens muito vivas 5 – Sátira e denúncia Apontamentos para Vestibular Mensagem de Leitor: Parabéns Diana, pela vasta biografia sobre Monteiro Lobato. Como gosto de leituras, deixo anexo para vc algumas traduções feitas por Monteiro Lobato, caso queira enriquecer mais seu texto. Monteiro Lobato foi tradutor das seguintes obras: -The story of philosophy (História da Filosofia-Will Durant -Vida e Idéias dos grandes filósofos -Filosofia da vida-2°vol.da série -Os grandes pensadores-3ºvol.da série -No prelo-História da Grécia Antiga Comp.Ed.Nacional São Paulo,RJ,Recife, Porto Alegre 1940. Parabéns e sucesso.
DIANA GONÇALVES
Enviado por DIANA GONÇALVES em 04/06/2007
Alterado em 15/06/2007 |