MODERNISMO - GUILHERME DE ALMEIDA
GUILHERME DE ALMEIDA
GUILHERME DE ANDRADE ALMEIDA * 1890 – Campinas – São Paulo + 1969 – São Paulo VIDA 1912 – forma-se em Direito 1922 – Participação na Semana de Arte Moderna Ajuda a fundar a revista Klaxon, seu escritório serve de redação 1923 – 1925 – morou no Rio de Janeiro, faz parte do grupo de Graça Aranha 1925 – faz propaganda do Modernismo no Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará 1930 – Membro da Academia Brasileira de Letras 1932 – combatente na Revolução de 32, da qual foi O Poeta – exílio na Europa 1958 – Príncipe dos Poetas Brasileiros, substituindo Olegário Mariano, que faleceu OBRAS POESIAS Nós - coleção de sonetos, obra de estréia – 1917 Dança das Horas – 1919 Messidor – 1919 – reunião dos anteriores mais versos inéditos Livro de Horas de Sóror Dolorosa – 1920 Era uma Vez – 1922 A Frauta que eu Perdi – 1924 Meu e Raça – poemas marcados pelo modernismo radicaç, verde amarelo – 1925 Encantamento – 1925 A Flor que foi um Homem – 1925 Sherazade – 1929 Simplicidade – 1929 Cartas à minha Noiva – 1931 Você – 1931 Acaso – 1939 Cartas do Meu Amor – 1941 Tempo – 1944 – Antologia com poemas inéditos Poesia Vária – 1947 Toda Poesia – 6 volumes – 1952, 7 volumes – 1955 – coletânea da Obra poética reordenada pelas datas de composição, com versos inéditos Camoniana – 1956 Pequenos Cancioneiros – 1957 A Rua – 1962 PROSA Natalika – 1924 O Sentimento Nacionalista na Poesia Brasileira e Ritmo Elemento de Expressão – 1926 Gente de Cinema – 1929 Nossa Bandeira e A Resistência Paulista – 1932 O Meu Portugal – 1933 TRADUÇÕES Eu e Você – de Paul Géraldy – 1932 Poetas de França – 1936 Suíte Brasileira, de Luc Durtain – 1936 O Jardineiro, de Tagore – 1939 O Gitanjali – de Tagore – 1943 O Amor de Bilitis, de Pierre Louys – 1943 Flores das Flores do Mal, de Baudelaire – 1944 Entre Quatro Paredes – de Sarte – 1950 Antígona, de Sófocles -1952 CARACTERÍSTICAS 1 – formação parnasiana, simbolista e modernista 2 – poesia de meios tons, sugestão do mundo e da alma, sentimento da beleza e certo preciosismo sentimental e formal 3 – fluência, encantamento com as coisas do mundo, senso de detalhe expressivo, singeleza dos temas – um dos mais lidos entre os poetas brasileiros 4 – um dos pioneiros da crítica cinematográfica no Brasil 5 – seu lirismo é terno, versificação esmerada e polida, ritmos cantantes 6 – identificado com as luzes, as cores e as formas 7 – no ano de 1924 em A Frauta que eu Perdi encontramos versos livres, algumas vezes com rima toante com dupla assonância a que chamou símil-rima 8 – em 1925 com Raça e Meu atinge o ponto extremo quanto à feitura e sentimento nacional, com um modernismo radical, verde-amarelo, Em seguida volta ao processo mais ortodoxo, apurando o instrumento com senso cada vez mais clássico e vocação malabarística atingindo o ponto singular na adaptação do haicai japonês e nos poemas feitos à Camões e cancioneiros. 9 – graças à versatilidade, à ciência do verso e ao conhecimento da língua,foi um tradutor incomparável 10 – é o Príncipe dos Poetas Brasileiros Apontamentos para Vestibular
DIANA GONÇALVES
Enviado por DIANA GONÇALVES em 23/05/2007
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