REALISMO - MACHADO DE ASSIS
JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS
* 1839 – Morro do Livramento – Rio de Janeiro + 1908 – Cosme Velho – Rio de Janeiro Escritor da Escola Realista VIDA - foi jornalista, funcionário público, tipógrafo-aprendiz, Presidente da Academia Brasileira de Letras, romancista, contista, cronista, poeta, teatrólogo e crítico literário. - origem humilde, tinha problema de saúde – era epiléptico - 1855 – freqüenta a livraria Paula Brito - publica no Marmota Fluminense seu primeiro trabalho: a poesia Ela. - 1856 – tipógrafo – aprendiz da Imprensa Nacional, dirigida por Manoel Antonio de Almeida 1858 – Revisor de provas da Editora Paula Brito e Correio Mercantil - freqüenta Petalógica, sociedade fundada por Paula Brito - estréia como crítico com publicação de O Passado, o presente e o futuro da Literatura 1860 – Quintino Bocaiúva convida-o para fazer parte do Diário do Rio de Janeiro 1861 – publica Queda que as Mulheres tem para os Tolos, teatro, na Marmota Fluminense - 1864 – publicação de Crisálidas – poesia , é sua estréia 1867 – continua na imprensa – Semana Ilustrada e Jornal da Famaília 1869 – casa-se com D. Carolina Augusta Xavier de Novais 1870 – publica em O Novo Mundo de N. York Instinto de Nacionalidade 1873 – nomeado 1º oficial da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura 1879 – colabora na Estação 1880 – principia e publica Memórias Póstumas de Brás Cubas na Revista Brasileira 1881 – colabora na Gazeta de Notícias 1889 – promovido Diretor da Diretoria Geral do Comércio e Diretor Geral no Ministério da Viação 1897 – presidente nomeado da Academia Brasileira de Letras, recém-fundada 1900 – publica D. Casmurro 1902 – Diretor da Secretaria de Indústria e Diretor Geral da Contabilidade do Ministério da Viação 1904 – morre Dona Carolina 1908 – publica Memorial de Aires - morre no Rio em Cosme Velho na sua casa - conhecedor de Suift, Stern e outros OBRAS PRIMEIRA FASE ROMANCES ROMÂNTICOS - Ressurreição – 1872 - A Mão e a Luva – 1874 - Helena – 1876 - Iaiá Garcia – 1878 – fim da primeira fase CONTOS - Contos Fluminenses – 1870 - Histórias da Meia Noite – 1873 POESIA - Crisálida – 1864 - Falenas – 1870 - Americana – 1875 TEATRO - Desencantos – 1861 - Queda que as Mulheres têm pelos Tolos – 1861 - Teatro – 1863 - Quase Ministro – 1864 - Os Deuses de Casaca – 1866 - Caminho da Porta SEGUNDA FASE ROMANCES REALISTAS - Memórias Póstumas de Brás Cubas – 1881 - Quincas Borba – 1891 - D. Casmurro – 1900 - Memorial de Aires – 1908 CONTOS - Papéis Avulsos – 1882 - História sem data – 1884 - Várias Histórias – 1893 - Páginas Recolhidas – 1889 - Relíquias da Casa Velha – 1906 - Outras Relíquias – 1910 POESIAS - Ocidentais- 1900 - Poesias Completas – 1901 TEATRO - Tu, só tu, puro amor – 1881 CRÔNICA - A Semana – 1914 CRÍTICA LITERÁRIA - Notícia da Atual Literatura Brasileira - Instituto de Nacionalidade Estes são ensaios principais - A Nova Geração - 1879 – (Realismo) - Literatura Realista – O Primo Basílio, de Eça de Queiroz – Porto – 1878 – crítica à visão naturalista de Eça de Queiroz - O Ideal do Crítico – afirma que todo crítico tem de ter consciência; valores máximos: tolerância, perseverança, coerência, independência. CONTOS FAMOSOS (entre outros) Do livro Papéis Avulsos: Missa do Galo O Espelho O Alienista As Bodas de Luiz Duarte Mis Dólar Confissões de uma Viúva Moça Do Livro Várias Histórias: Uns Braços A Causa Secreta Um Homem Célebre A Cartomante Teoria do Medalhão O Caso da Vara Viver O Apólogo POESIAS FAMOSAS Carolina – dedicada à memória da esposa Mosca Azul OBRAS PÓSTUMAS Crítica – 1910 Outras Relíquias – 1910 Teatro – 1910 A Semana – 1914 Estante Clássica – 1921 Páginas Escolhidas – 1921 Machado de Assis e Joaquim Nabuco – 1923 Cartas de Machado de Assis a Euclides da Cunha – 1931 Novas Relíquias – 1932 Correspondência de Machado de Assis – 1932 Crônicas – 1937 Crítica Literária – 1937 Crítica Teatral – 1937 Histórias Românticas – 1939 Páginas Esquecidas – 1939 Casa Velha – 1944 Contos Fluminenses – 2º Vol. – 1937 A Semana – 2º e 3º Vols. – 1937 Relíquias da Casa Velha – 2º Vol. – 1937 CARACTERÍSTICAS I FASE – PERÍODO DE PREPARAÇÃO OU FASE ROMÂNTICA 1 – Vai dos primeiros escritos em versos até Iaiá Garcia 2 – chega a abordar temas indianistas na poesia dessa fase 3 - já acentua o gosto psicológico e a análise de costumes 4 – o humorismo, faceto, quase alegre 5 – o erotismo e o sensualismo etc. 6 – pudor nos arrebatamentos sentimentais 7 – depuração da forma 8 – preocupação indianista nas poesias: Crisálidas, Falenas, Americanas II FASE – FASE REALISTA 1 – maturidade completa a partir dos 40 anos 2 – estilo severo e enxuto, sem prejudicar a espontaneidade narrativa 3 – linguagem pura, adequada entre o instrumento verbal e o pensamento do escritor 4 – análise psicológica – ponto mais importante em sua obra 5 – egoísmo – expressão máxima em seus personagens 6 – humorismo – característica marcante de Machado (influência de Swift e Stern) 7 – pessimismo – disfarçado pelo humorismo 8 – no seu último romance, Memorial de Aires, o autor se humaniza, espiritualiza-se, perdendo o ar de analista implacável das misérias humanas. Este traço aparece também no soneto dedicado a Carolina. 9 – é o maior e primeiro grande romancista do Brasil 10 – Característica parnasiana em Ocidentais – análise humano-psicológica e purista na forma. Em Ocidentais encontram-se suas melhores composições poéticas: Círculo Vicioso No mundo Interior A Mosca Azul Soneto de Natal Suave Ma ri Magno 11 – No romance, aplica a boa divisão dos atos, cenas e intervalos 12 – inteligência na dosagem, força, depuração, síntese 13 – não mostrou a paisagem brasileira, mas esgotou o homem brasileiro 14 – sentido social se sua obra: reproduziu a organização patriarcal: a moça do tipo sinhá haveria de desaparecer com a transição do Romantismo e Parnasianismo 15 – identidade entre personagem e narrador 16 – Machado de Assis contista está no mesmo nível do romancista, inclusive a evolução é a mesma: de romântico ele passará a realista. 17 – os trabalhos de Crítica Literária Machado escreveu no início da carreira – quatro importantes 18 – D. Casmurro – o Grande Livro da Dúvida – Capitu traiu ou não? 19 – Esaú e Jacó – romance da Hesitação e Ambigüidade Apontamentos para Vestibular
DIANA GONÇALVES
Enviado por DIANA GONÇALVES em 15/05/2007
Alterado em 24/05/2007 |