Dirce Carneiro - Diana Gonçalves

Textos

ROMANTISMO - CASTRO ALVES
CASTRO ALVES
ANTONIO DE CASTRO ALVES
* 1847 – NA FAZENDA Cabeceira, freguesia de Muritiba, Comarca de Cachoeira, Bahia, perto de Curralinho
+ 1871 – Salvador

VIDA
1864 –Matricula-se na Faculdade de Direito de  Recife
1867 – conclui Gonzaga ou a Revolução de Minas
- Deixa a Bahia e vai para Recife onde conhece Eugênia Câmara
- estréia a peça Gonzaga – grande êxito
1868 – entra no terceiro ano da Faculdade de Direito de São Paulo
- amante da caça – fere o pé com um tiro acidental
1870 – lançamento de Espumas Flutuantes
1871 – morre em Salvador de tuberculose aos 24 anos
1871 – Início da Terceira Geração Romântica com Espumas Flutuantes
- desde moço ocupou tribunas. Escreveu e interessou-se por questões sociais
- viveu a época agitada da Guerra do Paraguai e participou da Campanha Abolicionista
- Representa a última tendência do nosso Romantismo, sob influência de Vitor Hugo, conhecido no Brasil como condoreirismo
- seus escritos traduzem sua realidade interior, fremente e impulsiva, projetada na experiência amorosa e na visão do mundo exterior, impregnada da ideologia do romantismo social.

OBRAS
- Espumas Flutuantes,  publicadas na Bahia em 1871 – poesia
- Gonzaga ou a Revolução de Minas – 1871 – drama – teatro
- A cachoeira de Paulo Afonso – Bahia – 1876 – poesia

As Obras Completas de Castro Alves, organizadas por Afrânio Peixoto compreendem dois tomos:

Tomo I
1 – Espumas Flutuantes
2 – Hinos do Equador
Agora chamam-se Poesias Coligidas

Tomo II
3 – Os Escravos  
Escrava Maria, noiva de Lucas. Violentada pelo filho do patrão, este só escapou à morte quando Lucas soube ser, ele mesmo, irmão do rapaz. Maria e Lucas se matam na cachoeira.
4 – Gonzaga ou a Revolução de Minas
Drama histórico, abolicionista escrita para a atriz Eugênia de Castro. Foi representado na Bahia em 1867.
5 – Relíquias
Ensaios em prosa, conforme documentos autênticos
6 – Correspondência

Espumas Flutuantes foi a única publicação em vida do autor.

Sua poesia tem caráter inovador, por ser social, épica, lírica.

CRÍTICA

- maior poeta romântico brasileiro
- poesia amorosa (lírica) social
- cantor dos escravos, defendeu o ideal abolicionista. Poeta dos Escravos, Poeta da Abolição.
- usa aposto, apóstrofe, vocativo, metáforas, antíteses (de maneira exaustiva)
- gosto oratório e retórico. Verbosidade, gosto pela palavra.
- poesia dinâmica:horror ao estático
- sensualidade plástica móvel. Rompe com os preconceitos da época
- poeta romântico: um canto de liberdade
- poeta para ser recitado
- criou a paisagem brasileira, o estilo brasileiro, o tema social brasileiro (José Oiticica)

COMPOSIÇÕES FAMOSAS
Hebréia
Adormecida
Boa Noite
A Queimada
Tirana de Lucas
Vozes D’Africa
O Navio Negreiro




Apontamentos para Vestibular
DIANA GONÇALVES
Enviado por DIANA GONÇALVES em 15/05/2007


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras