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ROMANTISMO - ÁLVARES DE AZEVEDO
MANUEL ANTÔNIO ÁLVARES DE AZEVEDO
* 1831 – São Paulo – Século XIX + 1852 – Rio de Janeiro – 21 anos VIDA Estudou no Rio de Janeiro e em São Paulo - São Paulo nessa época era o grande centro romântico - vida de intenso sofrimento espiritual - morreu no 4º ano de Direito muita leitura - formação bom universitário propensão nervosa certa fraqueza orgânica certa relação afetiva em relação à mãe e irmã - leitura de Byron , Musset, Chalterton, cultuou Bocage e louvou Goethe (autor de Wether). - Lord Byron foi o introdutor do Romantismo na Inglaterra, escreveu Child Harold, don Juan, donde vem o movimento byroniano. Em Child Harold, sobre viagem, conta suas aventuras, escândalos, boemia, idealismo literário. - movimento byroniano influenciou os acadêmicos de São Francisco (Faculdade de Direito da USP – São Paulo) - o grupo dessa fase do Romantismo, formado por Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Laurindo Rebelo, Junqueira Freire, são poetas desesperados, subjetivos. - na França Byron influencia Musset, Lamartine, Vigny e Chopin. - Na Inglaterra ainda temos Walter Scott, Schiller. - Na Escócia temos James Macpherson cujo pseudônimo é “Ossian”, de cunho subjetivista e sentimental. Gerou o movimento Ossianismo. CARACTERÍSTICAS DE ÁLVARES DE AZEVEDO 1 – Primeiro poeta a se manifestar eroticamente, apresentando a problemática do sexo, num sentido paradoxal: o medo de amar impede-o de amar (profundo desejo de amar) 2 – Vinculação à irmã e à mãe 3- primeira obra é Lira dos 20 anos, de 1853 – poesia 4 – Na opinião do Prof. Soares Amora, os melhores poemas de Álvares de Azevedo são os relativos à sua angústia pela proximidade da morte. 5 – Álvares de Azevedo foi o primeiro poeta a fazer uma metalinguagem redicularizante do próprio Romantismo:aparece o prosaísmo, o cotidiano. Exemplo: O Poeta Moribundo; É ela, É ela, É ela; Namoro a Cavalo. 6 – Álvares de Azevedo deixou um poema com certas idéias revolucionárias ao famoso Pedro Ivo, que fora um revolucionário conhecido em sua época. 7 – Os temas de Álvares de Azevedo são: - o amor platonizado e com tendência erótica - o reflexo dramático do adolescente - contraste entre o sonhar o amor e a fuga de sua posse - a crítica jocosa ao amor romântico - a poesia o desespero e da profunda intuição da morte próxima - última frase de Álvares de Azevedo: “Que fatalidade, meu pai” - mágoa profunda – “mal do século” 8 – certa relação afetiva em relação à mãe e irmã (mostrado num ensaio de Mário de Andrade sobre Amor e Medo, onde aparecem as figuras da Virgem, Donzela, Menina, reflexo psicológico da vida real em suas obras, pela incapacidade de possuí-las na vida real) OBRAS Lira dos Vinte Anos – 1853 – coletânea de poesia Noite na Taverna – contos Macário – Drama O Conde Lopo – seis cantos – incompletos – poema Poema do Frade – em cinco cantos LIRA DOS VINTE ANOS – 1853 Poesia – divide-se em parte A e B A- imaginativa, platônica, sentimental. B - demoníaca, de deboche, de angústia e loucura. “Parece que eu passei da parte A para B como Ariel para Calibã” Ariel – divindade do ar (Deus do Bem e do Belo) . Calibã – divindade do Terror e da Fúria (Personagens de A Tempestade de Shakspeare – 1611 Sua obra Completa só foi publicada em 1862. CRÍTICA Estava em moda a Sociedade Epicuréia (cujo lema era o prazer da cultura, do espírito e da prática da virtude) - Seu lema era diferente de Epicuro (o prazer é o bem supremo – prazer físico). Álvares de Azevedo devido à sua formação não admitia uma visão epicurista. Ficava entre a mulher idealizada e a mulher sensual. COMPOSIÇÕES MAIS FAMOSAS Lembrança de Morrer Se Eu Morresse Amanhã À Minha Mãe Pedro Ivo (Perdoai-lhe, Senhor! Ele era um bravo) Apontamentos para Vestibular
DIANA GONÇALVES
Enviado por DIANA GONÇALVES em 14/05/2007
Alterado em 05/12/2007 Comentários
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