Dirce Carneiro - Diana Gonçalves

Textos

LITERATURA DE AUTO-AJUDA

Não só a classificação auto-ajuda sofre preconceito nas livrarias, mas o gênero literário em si é visto por muitos como uma literatura menor. As razões desse preconceito poderão ser aventadas ao longo do desenvolvimento do tópico, embora várias idéias  me vêm a respeito, o que prefiro deixar como conjectura aos ensaístas que se aventurarem no tema.

A despeito disso, entre a lista dos mais vendidos sempre figura um ou mais títulos e certamente as editoras lucram muito publicando este filão literário. A oferta é vária e se faz necessário garimpar bastante para separar o joio do trigo.

Mas afinal, o que é Literatura de auto-ajuda?

Conceituo-a  como tudo que a Literatura pode nos oferecer, seja informação científica, técnica, cultural, entretenimento, área de psicologia, relações humanas, religiosa, etc. é auto-ajuda.

A necessidade, de alguma forma, do produto da Literatura, seja ela qual for, é porque ela vai ajudar, suprindo uma necessidade em um determinado campo e momento.

Quem busca esse tipo de literatura, geralmente, está querendo compreender ou conhecer aspectos especiais de um assunto,  está atrás de respostas ou do conhecimento sistematizado que outra pessoa empreendeu , seja através de sua experiência ou pela sua capacidade e habilidade em lidar com determinado assunto,  aptidões tais adquiridas via meio acadêmico ou da práxis.

Através da capacidade do ser humano para fazer associações, a satisfação de uma necessidade específica,  pode vir também por meio da leitura de um poema, um romance, um conto, uma conversa, uma consulta ao analista, ao médico, da observação, de um insight.

É certo que a verdadeira ajuda encontra-se dentro de nós e o caminho a ser percorrido até atingir a meta, pode não ser tão solitário, é quando entram os companheiros de jornada, e entre esses os livros ditos de auto-ajuda, que dão conta, em síntese, de que não estamos sozinhos.

Não significa que o leitor de auto-ajuda tomará a leitura como uma muleta, ou um atalho prejudicial, mas sim que não trilhará sozinho a senda para a sua cura, seu crescimento, sua busca.

Por mais subsídios que se possa encontrar para trilhar um caminho, o que é certo que no âmago, na essência, onde as coisas acontecem verdadeiramente, a pessoa que busca e ou que é ajudada, estará solitária, porque este é um processo cujo movimento se dá no interior, seja no âmbito do intelecto, do espírito, da alma, cujos reflexos poderão ser observados exteriormente ou não.




Para o Tópico do Forum sobre o tema.
6/05/2007
DIANA GONÇALVES
Enviado por DIANA GONÇALVES em 12/05/2007


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras