![]()
ROMANTISMO - GONÇALVES DIAS
ANTONIO GONÇALVES DIAS
* 1823 – 10/08 – Caxias – Maranhão (Jatobá – sítio da Boa Vista) – Séc. XIX + 1864 – 03/11 – naufrágio na costa do Maranhão Pai – português – João Manuel Gonçalves Dias – branco Mãe – Vicência Ferreira – cafuza maranhense VIDA Viveu entre Caxias e São Luiz até 15 anos. 1838 – muda-se para Coimbra – Curso de Direito 1845 – volta ao Brasil – visita o Rio de Janeiro por oito vezes. Várias vezes vai à Europa 1847 – publica Primeiros Cantos (1846) – êxito total 1849 – professor de Latim e História do Brasil no Colégio Pedro II (Rio) 1852 – nomeado oficial da Secretaria dos Negócios Estrangeiros 1856 – nomeado chefe da Seção de Etnografia da Comissão Científica de Exploração – norte do Brasil – realizou várias pesquisas 1862/3 – estações de cura em Vichy, Hoenigstin, Leplitz, Carhbad. Em Bruchelas sofre amputação da campainha 1864 – 10/09 – embarca em Havre, no navio Ville de Boulogne. Piora a saúde 1864 – 03/11 – Naufrágio e morte no Maranhão, com 41 anos OBRAS POESIA Primeiros Cantos – 1846 – no Rio Segundos Cantos – 1848 Sextilhas de Frei Antão – 1848 Últimos Cantos – 1851 Cantos – 1857 Os Timbiras – 1857 (quatro primeiros cantos; o resto foi perdido) TEATRO Patkul – 1843 Beatriz Cenci – 1843 Leonor de Mendonça – 1847 Boabdil – 1843 OUTROS GÊNEROS Meditação – poemas em prosa – 1845/6 Dicionário da Língua Tupi – 1857 Brasil e Oceania – 1852 – memória histórica TRADUÇÃO A Noiva de Messena, de Schiller – 1863 – Lisboa POESIAS FAMOSAS Canção do Exílio – “Minha terra tem palmeiras...”, composta em Coimbra – julho de 1843, está no livro Primeiros Cantos I Juca Pirama – pertence ao livro Últimos Cantos. Poesia indianista mais célebre do poeta. I Juca Pirama significa aquele que há de morrer, o que há de ser morto, o que é digno de ser morto. O Canto do Piaga – Piaga=anacoreta, médico, etc. Leito de Folhas Verdes Marabá Canção do Tamoio Se se morre de Amor Poesia feita por causa da impossibilidade do namoro com Ana Amélia Ainda Uma Vez – Adeus!? Poema escrito em Lisboa em 1855 quando o poeta por acaso encontra Ana Amélia casada. IMPORTÂNCIA DE GONÇALVES DIAS 1 – Primeiro poeta romântico a se identificar com o sentimento de seu povo. Contemplação panteísta e sentimento religioso (associação de Deus à natureza). Evocou em sua poética a natureza exótica do trópico luxuriante. É Gonçalves Dias e a poesia da natureza. 2 – Expressa um ideal de homem brasileiro num conteúdo moral, ético no ideário do índio não contaminado pela civilização. A grandeza da natureza ao lado do índio que se avantaja e domina. O ideal é trabalhado pela imaginação, fantasia e sentimentalidade. O índio é inverossímil. Cria o mito. Índio apresenta valores morais e primitivismo, elementos que se chocam. Implantou definitivamente o Romantismo na Literatura Brasileira e foi o criador do indianismo na Poesia. Basílio e Durão são apresentados como precursores, mas o índio em Gonçalves Dias é fator de nossa formação nacional e não simples peça decorativa. Idealiza o índio. É Gonçalves Dias, o Indianista. 3 – Lirismo pessoal que concilia a sua experiência sentimental com o ideal amoroso. Cantor do amor e da saudade da terra natal (Ainda uma vez Adeus, Olhos Verdes, Canção do Exílio). É Gonçalves Dias – O poeta lírico. 4 – Grande conhecedor da língua, dos românticos, o mais correto. Gonçalves Dias dá em as Sextilhas, mostras de habilidade em escrever no estilo quinhentista (Loa da Princesa Sancta, Gulnare e Mustaphá, Lenda de San Gonçalo). É Gonçalves Dias, o poeta erudito. 5 – Poesia Nacionalista Intuito formador da nacionalidade. Leva o leitor a se considerar membro de uma comunidade: I Juca Pirama, Os Timbiras, na intenção do autor, seriam uma espécie de Ilíada Americana. A epopéia dedicada a D. Pedro II. 6 – Saudosismo Saudade da terra – Canção do Exílio (Minha terra tem palmeiras). Julga-se brasileiro típico. CRÍTICA - Gonçalves Dias fundamenta as bases de uma poesia brasileira - Gonçalves Dias é de formação clássica mas vive em contato com o Romantismo. Daí resulta uma poesia de meio termo, entre rigidez clássica e o derramamento romântico. Termos clássicos imbuídos de romantismo. - Riqueza temática – a multiplicidade de sua poesia não exclui unidade: poesia amorosa, indianista, religiosa, da natureza e saudosista. - Obseva-se no poeta um sentimento de insatisfação: mal du siècle, por exemplo nas quadras da poesia Lira Quebrada (Últimos Cantos). CURIOSIDADE: Agapito Goiaba – romance que ele mesmo escreveu e destruiu. TEXTO – O Mar Oceano terrível, mar imenso De vagas procelosas que se evolam Floridas rebentando em branca espuma Num pólo e noutro pólo Enfim...enfim te vejo, enfim meus olhos Na indômita cerviz trêmulo cravo E esse rugido teu sonhudo e forte Enfim medroso escuto! Donde houveste ó pélago revolto Esse rugido teu? Em vão do vento Corre o insano pegão buscando os tronos E do profundo abismo Chamando à superfície infindas vozes Que avaro encerras no teu seio undoso Ao insano rugir dos ventos bravos Essa não troveja horríssona tormenta Sobressai teu rugido Essa voz do trovão, que os céus abala Não cobre tua voz ah! Donde o levaste Majestoso oceano? .-Vocabulário com domínio da idéia de medo – contida na idéia central - Imagem visual e acústica – prosopopéia (personifica ser inanimado) - Indagação do poeta - Tema – o mar – elogio da grandeza do mar Apontamentos para o Vestibular 25/04/2007
DIANA GONÇALVES
Enviado por DIANA GONÇALVES em 06/05/2007
Alterado em 07/05/2007 Comentários
|