ROMANTISMO - JOSÉ DE ALENCAR
JOSÉ MARTINIANO DE ALENCAR
* 1829 – Sítio da Lagoa Redonda, na Vila de Mecejana – Século XIX – Ceará + 1877 – Rio de Janeiro 1850 – Formou-se em Direito pela São Francisco – São Paulo Maior representante da prosa romântica (Terceiro Momento). ATIVIDADES - Jornalista, advogado, funcionário público (Ministro da Fazenda), crítico (Diário do Rio de Janeiro) influenciado por Macedo. INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR: - 1868/70 – político conservador (Ministro da Justiça) - Fundador do romance brasileiro - Primeiro ficcionista de bom nível da Literatura Brasileira - Rompeu com D. Pedro II - Contra a emancipação dos escravos, era abolicionista gradualista - Obra autobiográfica “Como e Porque sou Romancista” OBRAS 1 – Romances A) Indianista (Literatura Primitiva) 1865 - Iracema 1874 - Ubirajara 1856/7 - Guarani B) Histórico Alfarrábios As Minas de Prata (1862/5) A Guerra dos Mascates Guaratuja O Ermitão da Glória C) Sociais Rurais, Regionalistas: Til O Tronco do Ipê O Gaúcho O Sertanejo Urbanos: Sonho D’ouro Senhora, Diva, Lucíola – 1875, perfis de senhoras Cinco Minutos – 1856 A Viuvinha A Pata da Gazela Encarnação (último romance) 2 – TEATRO O Demônio Familiar – comédia Mãe – drama Verso e Reverso – comédia As Asas de um Anjo 3 – Crítica Literária: Cartas sobre a Confederação dos Tamoios - pseudônimo Ig – 1856, crítica a Gonçalves de Magalhães 4 – Crônicas: Ao Correr da Pena – 1853/4 5 – Escritos Políticos – Cartas de Erasmo 6 – Autobiogfrafia: Como e Porque sou Romancista COMENTÁRIOS: 1 – Diferença entre Machado e Alencar MACHADO: percepção por busca da alma – personagens são da classe média, pura burguesia carioca. ALENCAR: percepção do tipo social – personagens eram todas as classes de todas as regiões. 2 – Maior romancista romântico do Brasil 3 – Os três Alencares: o indianista, o histórico e o social, um grande tema social, a disparidade econômica entre heroína e heróis determina a ação. 4 – Na obra indianista, o leit motiv sofre influência que vem da França, Chateaubriant - Átala e Estados Unidos – Ferminon Coper. Em Átala Chateaubriand critica a europeização da cultura indígena – penetração do estrangeiro quebrando a placidez da vida selvagem. CARACTERÍSTICA – estilo livre e pessoal, através desse estilo vai querer atingir efeitos plásticos e sonoros. ESTUDO: 1856 – Cinco Minutos – romance (estorieta, segundo o autor) Tema: o poder mágico do amor Gênero – mensagem, carta sob a forma de Romance A Viuvinha – Carolina – 15 anos e Jorge – 24 anos OBRA PRIMA: IRACEMA: SENTIDO HISTÓRICO: lenda da fundação do Ceará. Personagens: Iracema e Martim. Têm um filho, Moacir, filho da dor. UBIRAJARA (guerreiro da Lança) Personagens: nações rivais: Araguaias, Chefe Jaguarê e Tocantins, Chefe Itaquê Jaquarê está em território Tocantim quando encontra Araci. Araci vai embora - aparece Pojucã (Tocantim) - Jaguaré vence Pojucã que é condenado - para preservar a espécie tem que dormir com Jandira que não quer (fala com Jaguaré mas ele não liga – pensa em Araci) - Jaguaré vai à tribo Tocantim onde há um torneio e vence - quando se identifica é preso - Itaquê declara guerra aos Araguaias mas a nação Tocantim é atacada pelos Tapuias – Itaquê é ferido - Faz-se prova para Itaquê ser substituído – Jaguaré vence - fusão das tribos – Araguaias e Tocantim, resultando os Ubirajaras. O GUARANI - 1857 OBJETIVO: desde 1830 já se havia pensado em escrever uma epopéia fluminense ou nacional. - Alencar se baseia na colonização portuguesa (melhor fidalguia do porto) - ressalta as qualidades do elemento natural - apresenta a pujança do meio físico - presença das tradições PERSONAGENS -. D. Antonio de Mariz – não se conforma com domínio espanhol - Álvaro – fidalgo - Cecília - filha de D. Antonio - Aires Gomes – escudeiro - Isabel – filha de D. Antonio de Mariz com uma índia - Rio Paquequer – rio em cujas margens está a casa de D. Antonio de Mariz - Peri – herói - Loredano – vilão - D. Lauriana – esposa de D. Antonio de Mariz - Diogo – filho de D. Antonio Toda a história acontece por causa de Diogo que quando foi caçar matou uma índia dos Aimorés. OBRAS REGIONAIS O Sertanejo, Til, O Tronco do Ipê, O Gaúcho – têm a finalidade de mostrar o Brasil em todas as suas dimensões. OBRAS HISTÓRICAS As Minas de Prata e A Guerra dos Mascates MAIS INFORMAÇÕES: - Quem mais o atacou na política foi D. Pedro - Na Literatura foi atacado por Franklin Távora (O Cabeleira) e Feliciano de Castilho, principal dos escritores da Geração de Lisboa. - Os ataques eram feitos pelo Jornal “Questões do Dia”, dirigido por Lucio Quinto Cincinato. - As críticas que eles faziam a Alencar situavam-se: nos aspectos gramaticais, quanto aos índios (que não tinham aquela realidade), galicismos. - Alencar briga pela nossa língua - O seu primeiro livro foi “Os Contrabandistas”, que se perdeu (um colega seu de escola pos fogo) - Manteve polêmica com Gonçalves de Magalhães sobre sua obra “Como e Porque Sou Romancista”. - Primeiro livro publicado foi “Cinco Minutos”, e o último foi “Encarnação”. ALGUNS PROBLEMAS CRÍTICOS - Lívio Montenegro: – Romance Brasileiro – personagens de Alencar não obedecem plano de perspectiva – são perfeitos, burilados, etc. - Eugenio Gomes – Aspectos do Romance Brasileiro – Alencar é um escritor pictoral, a palavra representa sobretudo o elemento da pintura; abuso do descritivismo; episódio de O Gaúcho; leitura de Chateaubriand; mau psicólogo. Apontamentos para Vestibular
DIANA GONÇALVES
Enviado por DIANA GONÇALVES em 06/05/2007
Alterado em 07/05/2007 |