O MODERNISMO NO BRASIL
1) PERIODIZAÇÃO
Existem duas classificações para o Modernismo, com marcos nas seguintes datas: A) 1922 – 1930 - 1945, a saber: 1922 a 1930 – primeira fase do Modernismo, chamada de “fase heróica”, período revolucionário e predomínio da poesia. 1930 a 1945 – segunda fase do Modernismo, chamada de “fase de consolidação”, predomínio da prosa de ficção. De 45 em diante é crítico e formalista (forma perfeita). B) 1922 até hoje (estudos feitos em 1970, nesta época esta era a periodização aceita pelos Vestibulares) 2) CAUSAS DO MODERNISMO A) Fins do século XIX e início do século XX – formação de um espírito revolucionário, consciência nova da realidade nacional, inconformismo político. B) 1914 – 1918 – I Grande Guerra Mundial Fim de uma era, de um mundo, o mundo do século XIX - transformações profundas na realidade cultural, social, econômica e política NO BRASIL: - 1922 – Levante Militar (Levante dos 18 de Copacabana) - 1924 – Revolta em São Paulo (Isidoro Dias Leite) - 1925 – 1927 – Coluna Prestes (Luis Carlos Prestes) - 1929 – Crack da Bolsa de Nova York (Crise do Café) - 1930 – Revolução de Outubro (Revolução Tenentista ) - 1932 – Revolução Constitucionalista de 32 (São Paulo contra Getúlio Vargas) - 1937 – Ditadura de Getúlio Vargas - censura brutal (Estado Novo) - 1945 – Fim da II Grande Guerra Mundial (Queda de Getúlio Vargas) 3) MARCOS DO MODERNISMO BRASILEIRO 1917 – Exposição de Pintura de Anita Malfatti Confronto de NOVOS X VELHOS - Novos = futuristas – Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Pecchia - Velhos = passadistas (Mistificação ou Paranóia, de Monteiro Lobato) - 1916 – 1921 – Manifestações esparsas de preocupação com novas tendências artísticas (Ronald de Carvalho), Epigramas Irônicos e Sentimentais, escrito em 1921, vindo a público em 1922. - O escritor mais importante dessa época é Manuel Bandeira., que escreve poemas de tendência inovadora, exemplos “Os Sapos”, sátira à literatura parnasiana e “Poema da Terça-Feira Gorda”, escrito em versos livres. - Mário de Andrade – artigo de jornal “Paulicéia Desvairada’, e “Prefácio Interessantíssimo”, somente depois publicado (idéias modernistas, desvairismo) - Oswald de Andrade – artigo de jornal “Memórias Sentimentais de João Miramar”, escrito desde 1916, publicado em 1924. - Menotti del Picchia – artigo de jornal 1922 – fevereiro – Semana da Arte Moderna em São Paulo, no Teatro Municipal. PINTURA - Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti ESCULTURA – Victor Brecheret MÚSICA – Heitor Vila Lobos, Guiomar de Novais LITERATURA – Mário de Andrade (22), Oswald de Andrade (22), Guilherme de Almeida (Vem do Parnasianismo), Ronald de Carvalho (Pós-Parnasiano), Manuel Bandeira (Pós-Simbolista), Ribeiro Couto, Menotti del Picchia, Raul Bopp, Graça Aranha (convidado para líder ostensivo, devido ao seu grande prestígio e reconhecido saber) 1924 – episódio da Academia Brasileira de Letras (Graça Aranha) 1930 – surgimento de uma nova geração de escritores, seguidores do Modernismo: predomina a prosa de ficção, substituindo a revolta pela construção: Murilo Leite, Carlos Drummond de Andrade, José Lins do Rego, Murilo Mendes, Vinicius de Morais, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e outros. Na Lieratura Brasileira, firma-se o Romance de 30, surgimento do Romance Regionalista Social. 1945 – Nova geração de escritores “Geração de 45” (racionalismo), exceção de João Cabral de Melo Neto. Estilo crítico e de apuramento formal. - O Movimento espalhou-se por todo o País, sobretudo Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. 4) CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO 1 – Ideal de libertação estética (oposição violenta à Literatura do passado imediato – pós naturalismo, pós-parnasianismo e pós-simbolismo. 2 – Ideal de experimentação constante (busca de novos rumos artísticos: nova linguagem, vocabulário, sintaxe, prosódia próximo do coloquial) Transformação na cultura: - novo mundo, novo homem - novas estruturas da sensibilidade - novos meios de comunicação Nas Artes: - ideal de libertação estética - rejeição das tendências do século XIX - experimentação constante, busca incessante de novos rumos - Expressionismo, Cubismo, Futurismo (Marinetti) - designava o Movimento, que passou a se chamar Modernismo a partir da Semana de 22, Dadaísmo, Surrealismo (os ismos de vanguarda que vivificam a Literatura no ocidente) 3 – Temas: nova visão do mundo – temas do presente, cotidiano, tempo presente. 4) Liberdade total na forma. Libertação da sintaxe, da rima, sujeito perseguindo o objeto. Apresenta o substantivo nu (essência), com o objetivo de libertá-lo do acessório (adjetivo e advérbio). 5 – Economia na linguagem – o autor procura a síntese. 6 – O século XX descobriu a velocidade das coisas. A beleza está na velocidade. Na Literatura isto se resume na expressão: “A Literatura precisa informar o máximo no mínimo de palavras” 5) EXEMPLO DE TEXTO: PAISAGEM Nº 3 (PAULICEÉIA DESVAIRADA) DE MÁRIO DE ANDRADE Chove? Sorri uma garoa cor de cinza, Muito triste, como um tristemente longo... A casa Kosmos não tem impermeáveis em liquidação... Mas neste Largo do Arouche posso abrir o meu guarda-chuva paradoxal, Este lírico plátano de rendas mar... Ali em frente... – Mário, põe a máscara! - Tens razão, minha Loucura, tem razão, O rei de Tule fogou a taça ao mar... Os homens passam encharcados... Os reflexos dos vultos curtos Mancham o petit-pavê... As rolas da Normal Esvoaçam entre os dedos da garoa. (E se pusesse um verso de Cristal No De Profundis?...) De repente Um raio de sol arisco Risca o chuvisco ao meio. Caderno de Apontamentos para Vestibular Paramaior compreensão do Modernismo, ver a série Mário de Andrade -Para compreender o Modernismo I a VI 19/04/2007 Leitor, seu comentário é muito importante, obrigada.
DIANA GONÇALVES
Enviado por DIANA GONÇALVES em 23/04/2007
Alterado em 17/11/2009 |