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O ROMANTISMO NO BRASIL
ROMANTISMO
INTRODUÇÃO: PORTUGAL 1825 – Camões de Almeida Garret 1865 – Questão Coimbrã (de Coimbra) – debate entre Castilho (Romântico) e Antero de Quental (anti-romantico, Realista) Antecedentes: 1823 – exílio de Garret na Inglaterra 1825 – obra Camões em Paris Características: Individualismo, subjetivismo, sentimentalismo predomínio do sentimento sobre a razão temas – nacionalismo, temas históricos (Idade Média), influência da Revolução Francesa. Escola Original em oposição à imitação clássica. Autores do Romantismo Português : I Momento (ainda têm influências clássicas): Almeida Garret (tem 2 fases, a de influência clássica e a tipicamente romântica), Alexandre Herculano, Antonio Feliciano de Castilho. II Momento ( não apresentam influência do classicismo, forte influência de Byron, o poeta inglês pessimista, são super-românticos ou ultra românticos, exagero de drama, “Mal do Século": tédio, angústia, melancolia) – Camilo Castelo Branco, Soares Passos. III Momento (já apresentam alguma tendência Realista, defendem a tese da “Felicidade do Campo”) - Julio Dinis, João de Deus BRASIL 1836 – Suspiros Poéticos e Saudade, Domingos José Gonçalves de Magalhães(Gonçalves de Magalhães) 1881 – O Mulato, Aluízio de Azevedo; Memórias Póstumas de Braz Cubas, Machado de Assis Influência da Revolução Francesa – 1789, com as figuras das massas, do burguês, populares e os ideais de IGUALDADE, FRATERNIDADE, LIBERDADE. Origem do Romantismo: Inglaterra (Lord Byron, poeta) e Alemanha (Goethe, novelas históricas) A) MOMENTO HISTÓRICO 1789 – Revolução Francesa, capitalismo comercial, individualismo. 1822 – Independência do Brasil - sentimento patriótico, criação de uma literatura independente , sentimento de missão na construção do nacional. Exemplo: Atividades de Domingos Gonçalves de Magalhães e Manuel de Araújo Porto Alegre em Paris 1832 – Porto Alegre encontra-se com Almeida Garret 1834 – Instituto Histórico de Paris e o ensaio sobre a cultura brasileira 1833 – Sociedade Filomática, associação partidária e cultural da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (Universidade de São Paulo), lança Manifesto Nacionalista e Romântico na Revista da Sociedade Filomática 1836 – Revista – publicação da Revista Niterói, revista brasileira de Literatura e Artes - epígrafe – tudo pelo Brasil e para o Brasil - publicação de Suspiros Poéticos e Saudade de Gonçalves de Magalhães - no prefácio de seu livro ele escreve a teoria do Romantismo - é considerado o teórico do Romantismo no Brasil B) CAUSAS DA INTRODUÇÃO DO ROMANTISMO NO BRASIL 1 – Nova visão de mundo, nova forma de escrever 2 – Iinfluência estrangeira (França) 3 – Receptividade do público, facilidade de consumo 4 – Aceitação pela classe oficial porque o Romance corresponde a uma vocação histórica e sociológica do Romantismo 5 – ampliação do “eu” e “povoamento da saudade”. Literatura de fuga, sonhos e imaginação 6 – São Paulo é o centro irradiador 7 – Fundação de Sociedades Secretas 8 – Participação das maçonarias e centros teosóficos B) CARACTERÍSTICAS 1 – Individualismo, egocentrismo, subjetivismo, narcisismo 2 – Sentimentalismo, Escola do Coração (lágrima, sonho, devaneio, ternura, emoção) 3 – Sentimento da nacionalidade, patriotismo, com nacionalismo focado na natureza e na sociedade. 4 – Liberdade de composição 5 – Cristianismo 6 – Escritores assumem atitudes de artificialismo - cabelos longos - pele pálida - olhar perdido - vida desregrada C) IMPORTÂNCIA DA LITERATURA ROMÂNTICA NO BRASIL 1 – Momento de definição da nacionalidade, representado pela procura das tradições, investigação do folclore e criação do Romance Nacional 2 – Surgimento de uma poética, conjunto de regras que orientam a produção poética 3 – Presença de uma historiografia literária, o romance e o teatro (João Caetano, Varnhargens, Norberto) 4 – Linguagem Nacional 5 – Nacionalismo ao lado do Universalismo D) HÁ TRÊS MOMENTOS EM NOSSO ROMANTISMO I – PRIMEIRO MOMENTO - Reação Nativista Posse da Terra Ânsia de traduzir o Brasil É representado pelos escritores do indianismo, Gonçalves Dias e José de Alencar. II – SEGUNDO MOMENTO – Reconstrução do espírito Interiorização do sentimento Volta para si mesmo Traduzir o próprio mundo interior È representado por Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e outros. São poetas desesperados, intensamente subjetivos. III – TERCEIRO MOMENTO – Sentido de Humanização Afirmação dos sentimentos Humanos Preocupação com o sofrimento alheio É representado por Castro Alves e a poesia social, José de Alencar e outros Dª – HÁ AUTORES QUE FALAM EM GERAÇÕES ROMÂNTICAS: I – PRIMEIRA GERAÇÃO: 1846 – Primeiros Cantos – Gonçalves Dias 1853 – Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo AUTORES: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Manuel de Araújo Porto Alegre Característica: Indianismo II – SEGUNDA GERAÇÃO 1853 – Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo 1871 – Espumas Flutuantes – Castro Alves AUTORES: Álvares de Azevedo, Junqueira Freire (monge), Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e outros Característica: tédio, Mau do Século III – TERCEIRA GERAÇÃO 1871 – Espumas Flutuantes – Castro Alves 1881 – Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis AUTORES: Castro Alves, Tobias Barreto de Menezes, Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antonio de Almeida, Visconde de Taunay, Bernardo Guimarães, Franklin Távora, José de Alencar Característica: poesia social, política. D) ESCRITORES DO ROMANTISMO José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Fagundes Varela, Junqueira Freire (o monge), Castro Alves e outros. Apontamento para Vestibular 19/04/2007 Leitor, seu comentário é muito importante, obrigada.
DIANA GONÇALVES
Enviado por DIANA GONÇALVES em 20/04/2007
Alterado em 06/10/2007 Comentários
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