ORIGENS, BARROCO, ARCADISMO - BRASIL E PORTUGAL
PANORAMA PORTUGUÊS
ARCADISMO OU NEO-CLASSICISMO * PORTUGAL - 1756 a 1825 1756 – Fundação da Arcádia Luzitana por Antonio Dinis da Cruz e Silva 1825 – Publicação de Camões – poesia – Almeida Garret Lema da Arcádia Luzitana: “O que é inútil atrapalha” (inútil=barroco, escola anterior) ANTECEDENTES Nova Arcádia – Padre José Agostinho Macedo Forma de Memorização do Silogismo da 2º figura Barroco – três premissas: 1 – todo círculo é redondo, 2 – ora, nenhum triângulo é redondo, 3 – logo, nenhum triângulo é círculo Aparece a Escolástica - São Tomás de Aquino Origem da Escola Literária: Espanha, com Quevedo e Gongora Barroco – memoriza “artes em geral” desta época histórica Bach – barroco da música; Barroco – pode designar pérola Características – Religiosidade – séc. XVI – Reforma Protestante apresenta líderes Lutero e Calvino meados do séc. XVI – Contra Reforma Concílio de Trento – 1545-1563 Fundação da Cia de Jesus – 1534 - Concílio de Trento - reafirmação dos dogmas, purgatório, celibato clerical, eucaristia, Inquisição, etc. ARCADISMO – CARACTERÍSTICAS - Racionalismo – oposição ao Barroco - objetivista - imitação dos grecos e latinos (Antigos) - volta à natureza (temas da natureza), centros urbanos=corrupção; solução=cantar pureza do campo=Bucolismo. - autor importante MANOEL MARIA BARBOSA DU BOCAGE, PSEUDONIMO= ELMANO SADINO (Elmano, anagrama de Manoel, Sadino, por causa do Rio Sado – Setúbal. OBRAS 1 – Rimas 2 – Idílios Marítmos na Academia de Belas Artes de Lisboa Características da Poesia de Bocage: LIRISMO E SÁTIRA BRASIL 1 - Origens – 1500 – Carta de Caminha – Pêro Vaz de Caminha (1º documento) 1601 – Prosopopéia – Bento Teixeira (início do Barroco) Características Literatura Informativa e Descritiva – historiadores Literatura Pedagógica - José de Anchieta Literatura Encomiástica – elogio da Terra e do Colonizador 2 - BARROCO – SÉC XVII – meados do XVIII 1601 – Prosopopéia – Bento Teixeira (início) 1768 – Obras – Cláudio Manuel da Costa (fim) CARACTERÍSTICAS DO BARROCO NO BRASIL Religiosidade = espiritualismo Panteísmo (identificação de Deus com a natureza) Contradição – matéria X Deus Detalhismo AUTORES Gregório de Matos Guerra “O Boca do Inferno” (apelido) Padre Antonio Vieira 3 - ARCADISMO OU NEO-CLASSICISMO 1768 – Obras – Cláudio Manuel da Costa 1836 – Suspiros Poéticos e Saudades de Domingos José Gonçalves de Magalhães CARACTERÍSTICAS Imitação dos modelos antigos Universalismo Racionalismo Objetivismo Simplicidade e espontaneidade Poesia bucólica de louvor à natureza – bucolismo AUTORES Principal – Thomas Antonio Gonzaga, obra: “Marília de Dirceu” NOTA:: O período que compreende as Origens, o Barroco e o Arcadismo é chamado de FASE LUSO-BRASILEIRA * Anotações de um caderno de estudos pré-vestibular 18/04/2007 Leitor, seu comentário é muito importante. Obrigada.
DIANA GONÇALVES
Enviado por DIANA GONÇALVES em 19/04/2007
Alterado em 06/10/2007 |